terça-feira, 14 de março de 2023

45 anos depois...

 Apesar das ameaças do regresso ao “cinzentismo” os Diamantes Negros continuam apostados em dar cor à vida e fazer perdurar a música e a amizade. 

 Na passagem dos 45 anos de formação voltamos a querer reunir os amigos e o pretexto não podia ser melhor.
Como diria um eminente Sintrense: No próximo dia 25 de Janeiro haverá uma “matiné à tarde infantil para as crianças!...”
As crianças de 1964 foram crescendo, quer isto dizer que haverá um baile no berço dos Diamantes, à moda dos Anos 60 na Sociedade União Sintrense. 

Um pouco de História para enquadrar o acontecimento:

 “...A primeira sala de ensaio foi a garagem do pai do Xixó . A bateria era uma porta de chapa de zinco duma capoeira das galinhas, o baixo era um cavaquinho preto do Robustiano que era suposto servir para nosso baixista. Na época o Álvaro José, o Xixó e o Robustiano eram os guitarras, e andávamos à procura de um cantor. Experimentámos o João Reis e o Joaquim "polícia" (entretanto já falecido). Passámos a ir ensaiar para a Sociedade(*) no começo do Inverno de 1963. Chega o princípio de 1964 e o senhor Magalhães, presidente da Sociedade União Sintrense, pergunta-nos:
- Então quando é que isso sai?- (como se ser músico fosse só chegar ali e ligar o botão, como dizia o António Silva, era uma torneira a deitar música).
- Bem, eu vou já mas é marcar a data da apresentação e pronto, se não vocês não passam disto! - Dizia o Magalhães... e resolve marcar para 25 de Janeiro de 1964 , um sábado, a apresentação. E marcou-nos também o Carnaval na Sociedade, que era logo a seguir. Estávamos tramados, tínhamos para aí cinco ou seis números mais ou menos alinhavados e aquele tipo colocou-nos entre a espada e a parede.
Foi o que nos fez andar! Abençoado José Magalhães, devemos-lhe muito: Onde estiver, o nosso grande Bem-haja.” 

Os Diamantes Negros 2009

Caínhas- bateria; Xixó-guitarra solo e voz;
Lismanel- guitarra ritmo e voz; Jaiminho- Baixo e voz 





1964 - Alguns apontamentos para a História

Desporto

A 19 de Janeiro de 1964, o Sintrense empatou a um golo com o Vilafranquense e sob condições climatéricas muito adversas, sob a arbitragem de Mário Caetano, alinhou com:
- Gomes, Barros, Pardal e Pessegueiro; Vitor e Marques; Marquitos, José Fernandes , Calado, Sérgio e Caçador.

Espectáculos em 25 de Janeiro de 1964

Cinema «S. JOÃO» no Cacém – 21H00 – 294 123
A Pele para e Diabo, com Audie Murphy, Felicia Farr e Stephan McNelly.
Em complemento: Susana e Eu, com Abbe Lane, Jorge Rivere e Xavier Cugat
Espectáculo para maiores de 12 anos.
Cine-Teatro «CHABY» em Mem-Martins Algueirão – 21H30 – 291 0045
4 Crimes por Ciúme, com Michelle Morgan, Annie Girardot, Pierre Brasseur e Rossana SchiaffinoPaquita.
Espectáculo para maiores de 17 anos.

«SOCIEDADE UNIÃO SINTRENSE» na Vila Velha em Sintra – 22H00
Diamantes Negros ao Vivo, com Carlos José (Caínhas) na bateria e vozes, Álvaro José na viola ritmo, Carlos Rodrigues no saxofone e vozes e Carlos Henriques (Xixó) como vocalista e na viola solo. 

Notícias internacionais

A 25 de Janeiro de 1964 os Beatles alcançam o 1.º lugar do Billboard Magazine's Music Charts (singles) com "She loves you" 

A 15 de Dezembro de 1965, 4 astronautas americanos colocaram as suas duas naves num frente a frente. Pela primeira vez na História duas naves comunicaram entre si no espaço. (Gemini 6 e 7)




 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário